Troca de escapamento e mudanças na mistura

Muita gente, ao adquirir uma moto com maior número de cilindros, acaba por substituir o escapamento da mesma por um com maior vasão de gases, na maioria dos casos, apenas para aumentar o volume sonoro da mesma, mas, quais outras características de funcionamento são afetadas?



Com a troca de escapamento original, que geralmente tem diversas câmaras para contenção sonora e de gases, para um esportivo, que deixa esse caminho livre ou menos obstruído, essa vasão mais rápida dos gases faz com que além do maior nível de ruído, o motor exija maior admissão de ar, implicando em uma diferença na relação ar/combustível.

A mistura correta para o funcionamento de um motor é denominada AFR ideal (Air Fuel Ratio), e em teoria, ela deve ser de 14 a 15.4 partículas de ar para cada partícula de gasolina. É considerado mistura pobre quando essa relação oferece menor número de gasolina (ou aumento do número do ar), e rica quando esse número de combustível fica maior (ou diminuindo a quantidade de ar).

Com a troca do escapamento, essa mistura tende a ficar pobre (aumento da quantidade de ar), com este tipo de mistura, a explosão dos gases na câmara gera maior calor, o que em tese faz até o motor funcionar de maneira mais eficiente, já que essa temperatura na câmara facilita a explosão, necessitando de menor quantidade de combustível.

Porém esse aumento de temperatura chega a um limite, pois aquecer demais a câmara pode acarretar em pré-ignição, explosão sem a necessidade da vela produzir a faísca e antes do tempo previsto, podendo causar sérios problemas ao motor.

Em casos de mistura pobre, e em motores cujo a rotação chega a números elevados, a explosão gerada se torna algo mais próximo de um fogo de maçarico, que leva a câmara a temperaturas altíssimas causando até o derretimento de peças internas e fundição dos metais.

Mas calma, também não precisa sair correndo para voltar o escapamento original na sua moto! (haha). As motos antigas, que funcionam com carburador, tendem por natureza ter uma mistura mais rica do que o necessário, e grande parte das motos com injeção eletrônica contém diversos sensores que auxiliam a mesma a ajustar seu funcionamento para a nova mistura.

Na maioria dos casos, essa troca de escapamento não vai gerar danos ao funcionamento do motor, porém existem casos onde os riscos são maiores, então, antes de efetuar a troca do mesmo, pesquise para saber se a sua moto aceita esta troca sem oferecer maiores problemas.

E o ideal a se fazer depois desta troca, é um ajuste no mapa de injeção da motocicleta, pois mesmo sem causar danos ao motor, essa mistura pode não ficar boa em todas as faixas de giro, causando até perca de potência do motor em algumas ocasiões, e em casos extremos de mudança climática ou altitude, a injeção pode chegar a um limite e passar a trabalhar de maneira incorreta. 

No caso das motos injetadas, alguns modelos aceitam estas mudanças no módulo original, e em outras existe a necessidade de instalação de um interceptador de sinal para ajuste deste mapa. Já nas carburadas, a regulagem para altitudes diferentes já se faz necessária, independente de estar com escapamento esportivo ou não.

E para não deixar o post incompleto, vamos falar da outra ponta, a mistura rica. Com o excesso de combustível, a câmara fica mais fria em proporção a riqueza da mistura, devido a sobrar gasolina na câmara, e a não explosão dela gera sua exaustão na forma de vapor, levando boa parte do calor da câmara, e formando carbonização na vela e válvulas neste processo. Se os limites forem extrapolados por pouco, essa mistura vai gerar maior potência do motor, e também maior consumo e poluição. Já o excesso demasiado causa afogamento do motor (grande quantidade de líquido), e interrupção no funcionamento do mesmo.

A mistura rica causa seus maiores problemas a longo prazo, e de solução bem mais simples quando se comparado aos problemas que a mistura pobre pode causar. Mas os estudos do AFR ideal não chegaram a este número por acaso, e representa o mistura mais próxima na qual o motor deve funcionar.


Número do AFR retirado da Oficina Brasil, que pode ser acessado neste link:  http://www.oficinabrasil.com.br/duas-rodas/987-analise-de-mistura-dos-gases

3 comentários:

  1. Onde se pode encontrar a informação se a moto aceita ou não?

    ResponderExcluir
  2. Essa informação não é tão fácil, o fabricante da moto não divulga. Alguns fabricantes de escapamento, após fazerem testes chegam a recomendar, e alguns até avisam que se não for executado o remapeamento tem grandes chances de risco ao motor. Veja no anúncio deste escapamento: http://www.revzilla.com/motorcycle/akrapovic-race-exhaust-system-triumph-daytona-675-r-2013-2014 "This exhaust system MUST be used in combination with ECU fuel mapping enrichment at the risk of severe engine damage!", ou seja precisa de um enriquecimento, sem ele tem risco de causar danos severos ao motor. Outra forma é acompanhar fóruns e relatos de usuários, de acordo com o modelo da moto em questão.

    ResponderExcluir
  3. Show, tirou muitas duvidas que eu tinha, parabéns....

    ResponderExcluir