Tipos de quadro de uma motocicleta

Parte principal da estrutura da moto, a qual fica responsável pela rigidez, ciclística e contribui com boa parte do peso (ou alívio dele), apresento-lhes neste post o tipos de quadros existentes nas motocicletas, e as características que trazem suas diferenças estruturais.


Antes de falar da estrutura em si, vamos nos atentar aos materiais usados, sendo eles o aço, aço diamante, aço cromomolibdênio, alumínio/magnésio e fibra de carbono, que esportivamente falando, estão apresentados em uma escala de qualidade de pior para melhor. Mas a exceção a regra é que dependendo a estrutura utilizada, um material supostamente pior pode ser mais indicado para aquela situação.

A escolha do material a ser utilizado na motocicleta varia de acordo com a sua utilização, materiais mais rígidos oferecem melhor estabilidade, principalmente nas curvas de alta velocidade, e materiais com capacidade de torção tendem a trazer maior conforto. Então, a utilização deles nem sempre tem haver com apenas custos, e nem sempre um material supostamente superior vai trazer um menor peso, pois as vezes o propósito é aumentar rigidez, dependendo da proposta da moto.

Começando pelos quadros mais populares (ou baratos), o aço é o material mais utilizado, e ele se difere no seu método de produção, podendo ser em aço tubular, ou aço estampado. O quadro em aço estampado usa chapas de metal prensadas para ganhar a forma necessária. É o tipo de construção mais barato e frágil dentre todas, é geralmente usado em motocicletas com alto número de produção, uma vez que é o mais rápido de ser construído. 

Quadro de aço estampado
Quadro em aço estampado
Exemplo de moto com quadro em aço estampado

Adiante neste post, teremos exemplos de quadros em aço tubular, mas agora falando da estrutura em si, começaremos pelo "espinha dorsal" (backbone frame), nome utilizado pois lembra justamente a coluna dos seres vivos, uma vez que apenas um tubo é responsável por toda a estrutura da moto. Também está na lista dos mais baratos, muito utilizado em motos de baixo custo, com motores pequenos e de baixo peso, facilmente encontrado em scooters populares e motos de baixa cilindrada. Mas não raramente encontrado em motos maiores, onde o próprio motor é utilizado como parte estrutural da moto.

Quadro espinha dorsal
Quadro espinha dorsal
Exemplo de moto com quadro espinha dorsal

Exemplo de moto com quadro espinha dorsal, onde o motor faz parte da estrutura
Quadro diamante: Ainda na categoria de quadros baratos, talvez a estrutura mais popular no Brasil, se voltarmos ao exemplo do quadro de aço estampado, a imagem utilizada é de um quadro diamante, não intendeu? Então explico: O método de produção do quadro é em aço estampado, mas a estrutura dele, a forma com que o motor é fixado, é do tipo diamante.

Quadros diamante são semelhantes a quadros de bicicleta, tem a parte estrutural parecido ao espinha dorsal, mas com um tubo inferior preso a estrutura, que é fixado a dianteira do motor. Quadros diamante tem baixo peso e fácil construção, porém não apresentam alto nível de rigidez ou resistência.

Exemplo de quadro diamante

Motocicleta com quadro diamante em aço tubular
Quadros diamante com estrutura em treliça: Treliças são muito utilizadas para aumentar a rigidez estrutural em diversas áreas da engenharia, e não é diferente nos quadros de moto. Mantendo-se com materiais não tão rígidos, como aço, aço diamante e aço cromomolibdênio, a solução para ganho considerável de rigidez é adoção de uma estrutura em treliça. Com construção já mais cara que o quadro diamante convencional, já não é tão comummente visto.

Quadro diamante com estrutura em treliça
Exemplo de moto com quadro diamante em treliça

Quadro treliça: Todas as características do quadro anterior estão presentes neste, a diferença entre os 2 é apenas um pequeno detalhe, que é a falta do tubo inferior no quadro treliça, e geralmente ligado a parte frontal do motor por uma peça removível.

Quadro treliça
Exemplo de moto com quadro treliça
Quadro berço duplo: Neste tipo de estrutura, o motor fica envolvido pelo quadro, 2 tubos fixados diretamente na caixa de direção passam por baixo do motor, em uma espécie de berço. É um quadro de construção barata (não tanto quanto o espinha dorsal ou diamante), que visa não tanto aumentar a rigidez, mas sim aumentar a resistência e carregar maior peso. Estrutura já bem antiga, e usada em sua maior parte nas motos clássicas, e também em motos mais potentes e pesadas, porém de baixo custo.

Quadro berço duplo
Exemplo de moto com quadro berço duplo

Quadro berço semi-duplo: Mais utilizado em motos do segmento off-road, quadro que não necessita de tanta rigidez, porém precisa ter baixo peso e maior resistência, a diferença entre o berço duplo e o semi-duplo fica na origem do tubo inferior, que é ligado na caixa de direção por apenas 1 tubo, e se divide em 2 formando o berço na base do motor.

Exemplo de quadro berço semi-duplo

Exemplo de moto com quadro berço semi-duplo

Quadro perimetral: Estrutura mais utilizada nas motos esportivas, quase sempre fabricada em alumínio, mas também possível de se encontrar em fibra de carbono ou treliça de aço cromomolibdênio. Por muito tempo foi a estrutura de maior rigidez que existiu, estava presente nos melhores protótipos de competição, e até hoje ainda utilizada por algumas equipes. Sua estrutura facilita o uso da caixa de ar acima do motor, e tanque de combustível centralizado, melhorando a centralização da massa e mais baixo centro de gravidade, além de ter sido peça chave para desenvolvimento das motos com entrada de ar forçada pela velocidade (SRAD)

Quadro perimetral
Posição filtro de ar em moto com quadro perimetral
Exemplo de moto com quadro perimetral

Monobloco: Estrutura ainda muito rara em motos comerciais, presentes em apenas alguns modelos, feitos geralmente em fibra de carbono ou alumínio, é o quadro que representa maior rigidez nos dias atuais, e utilizado por grande parte das marcas no mundial de moto velocidade, quadro com maior custo de fabricação, e maior tecnologia atualmente.

Monobloco
Exemplo de moto com monobloco

Exemplo de moto com monobloco

5 comentários:

  1. Ótimo post! Explica muito bem sobre os tipos de quadro de moto! Está de parabéns!

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  2. alguém sabe onde posso comprar um quadro de moto,bati minha moto e não conseguir da baixa o quadro deu pt

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  3. publicação um pouco antiga, porém nunca é tarde para parabenizar pelo ótimo trabalho e conteúdo compartilhado... estão de parabéns!!

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