Parte principal da estrutura da moto, a qual fica responsável pela rigidez, ciclística e contribui com boa parte do peso (ou alívio dele), apresento-lhes neste post o tipos de quadros existentes nas motocicletas, e as características que trazem suas diferenças estruturais.
Antes de falar da estrutura em si, vamos nos atentar aos materiais usados, sendo eles o aço, aço diamante, aço cromomolibdênio, alumínio/magnésio e fibra de carbono, que esportivamente falando, estão apresentados em uma escala de qualidade de pior para melhor. Mas a exceção a regra é que dependendo a estrutura utilizada, um material supostamente pior pode ser mais indicado para aquela situação.
A escolha do material a ser utilizado na motocicleta varia de acordo com a sua utilização, materiais mais rígidos oferecem melhor estabilidade, principalmente nas curvas de alta velocidade, e materiais com capacidade de torção tendem a trazer maior conforto. Então, a utilização deles nem sempre tem haver com apenas custos, e nem sempre um material supostamente superior vai trazer um menor peso, pois as vezes o propósito é aumentar rigidez, dependendo da proposta da moto.
Começando pelos quadros mais populares (ou baratos), o aço é o material mais utilizado, e ele se difere no seu método de produção, podendo ser em aço tubular, ou aço estampado. O quadro em aço estampado usa chapas de metal prensadas para ganhar a forma necessária. É o tipo de construção mais barato e frágil dentre todas, é geralmente usado em motocicletas com alto número de produção, uma vez que é o mais rápido de ser construído.
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Quadro em aço estampado |
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Exemplo de moto com quadro em aço estampado |
Adiante neste post, teremos exemplos de quadros em aço tubular, mas agora falando da estrutura em si, começaremos pelo "espinha dorsal" (backbone frame), nome utilizado pois lembra justamente a coluna dos seres vivos, uma vez que apenas um tubo é responsável por toda a estrutura da moto. Também está na lista dos mais baratos, muito utilizado em motos de baixo custo, com motores pequenos e de baixo peso, facilmente encontrado em scooters populares e motos de baixa cilindrada. Mas não raramente encontrado em motos maiores, onde o próprio motor é utilizado como parte estrutural da moto.
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Quadro espinha dorsal |
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Exemplo de moto com quadro espinha dorsal |
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Exemplo de moto com quadro espinha dorsal, onde o motor faz parte da estrutura |
Quadro diamante: Ainda na categoria de quadros baratos, talvez a estrutura mais popular no Brasil, se voltarmos ao exemplo do quadro de aço estampado, a imagem utilizada é de um quadro diamante, não intendeu? Então explico: O método de produção do quadro é em aço estampado, mas a estrutura dele, a forma com que o motor é fixado, é do tipo diamante.
Quadros diamante são semelhantes a quadros de bicicleta, tem a parte estrutural parecido ao espinha dorsal, mas com um tubo inferior preso a estrutura, que é fixado a dianteira do motor. Quadros diamante tem baixo peso e fácil construção, porém não apresentam alto nível de rigidez ou resistência.
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Exemplo de quadro diamante |
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Motocicleta com quadro diamante em aço tubular |
Quadros diamante com estrutura em treliça: Treliças são muito utilizadas para aumentar a rigidez estrutural em diversas áreas da engenharia, e não é diferente nos quadros de moto. Mantendo-se com materiais não tão rígidos, como aço, aço diamante e aço cromomolibdênio, a solução para ganho considerável de rigidez é adoção de uma estrutura em treliça. Com construção já mais cara que o quadro diamante convencional, já não é tão comummente visto.
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Quadro diamante com estrutura em treliça |
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Exemplo de moto com quadro diamante em treliça |
Quadro treliça: Todas as características do quadro anterior estão presentes neste, a diferença entre os 2 é apenas um pequeno detalhe, que é a falta do tubo inferior no quadro treliça, e geralmente ligado a parte frontal do motor por uma peça removível.
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Quadro treliça |
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Exemplo de moto com quadro treliça |
Quadro berço duplo: Neste tipo de estrutura, o motor fica envolvido pelo quadro, 2 tubos fixados diretamente na caixa de direção passam por baixo do motor, em uma espécie de berço. É um quadro de construção barata (não tanto quanto o espinha dorsal ou diamante), que visa não tanto aumentar a rigidez, mas sim aumentar a resistência e carregar maior peso. Estrutura já bem antiga, e usada em sua maior parte nas motos clássicas, e também em motos mais potentes e pesadas, porém de baixo custo.
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Quadro berço duplo |
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Exemplo de moto com quadro berço duplo |
Quadro berço semi-duplo: Mais utilizado em motos do segmento off-road, quadro que não necessita de tanta rigidez, porém precisa ter baixo peso e maior resistência, a diferença entre o berço duplo e o semi-duplo fica na origem do tubo inferior, que é ligado na caixa de direção por apenas 1 tubo, e se divide em 2 formando o berço na base do motor.
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Exemplo de quadro berço semi-duplo |
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Exemplo de moto com quadro berço semi-duplo |
Quadro perimetral: Estrutura mais utilizada nas motos esportivas, quase sempre fabricada em alumínio, mas também possível de se encontrar em fibra de carbono ou treliça de aço cromomolibdênio. Por muito tempo foi a estrutura de maior rigidez que existiu, estava presente nos melhores protótipos de competição, e até hoje ainda utilizada por algumas equipes. Sua estrutura facilita o uso da caixa de ar acima do motor, e tanque de combustível centralizado, melhorando a centralização da massa e mais baixo centro de gravidade, além de ter sido peça chave para desenvolvimento das motos com entrada de ar forçada pela velocidade (SRAD)
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Quadro perimetral |
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Posição filtro de ar em moto com quadro perimetral |
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Exemplo de moto com quadro perimetral |
Monobloco: Estrutura ainda muito rara em motos comerciais, presentes em apenas alguns modelos, feitos geralmente em fibra de carbono ou alumínio, é o quadro que representa maior rigidez nos dias atuais, e utilizado por grande parte das marcas no mundial de moto velocidade, quadro com maior custo de fabricação, e maior tecnologia atualmente.
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Monobloco |
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Exemplo de moto com monobloco |
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Exemplo de moto com monobloco |
Ótimo post! Explica muito bem sobre os tipos de quadro de moto! Está de parabéns!
ResponderExcluiralguém sabe onde posso comprar um quadro de moto,bati minha moto e não conseguir da baixa o quadro deu pt
ResponderExcluirfantástica essa matéria!
ResponderExcluirpublicação um pouco antiga, porém nunca é tarde para parabenizar pelo ótimo trabalho e conteúdo compartilhado... estão de parabéns!!
ResponderExcluirmuito bom, parabéns pelo post!!!
ResponderExcluirEsse ainda é um dos melhores posts
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