Qual a melhor moto do mundo?

Qual a melhor moto do mundo?



Está ai uma questão difícil de ser respondida, aliás, acredito eu que não exista uma resposta exata para ela, mas é um assunto digno para este post.

Com 8 bilhões de pessoas no mundo, mesmo se apenas 0,1% delas fossem apaixonadas por motos, ainda sobrariam 8 milhões de motociclistas espalhados pelo globo. Cada um, ou cada grupo deles tem necessidades diferentes, situação financeira diferente, gostos diferentes, e pretenções diferentes.

Imagina alguém atravessando um deserto nos EUA com uma trail de 105kg e autonomia de 70km. Ou então enfrentando uma estrada típica brasileira (cheia de buracos) com uma custom hardtail, pegar trânsito carregado de uma metropole todo santo dia com uma tour... Todas estas são tarefas inusitadas, mas são situações enfrentadas por pelo menos 1 dos fictícios 8 milhões de motociclistas, e como vemos, se usada a moto errada, pode não ser algo tão prazeroso de ser feito.

Neste cenário fica impossível definir uma moto que seja a melhor, pois não existe uma que se adapte a qualquer situação e realmente se encaixe como melhor para cada um destes imaginários 8 milhões de motociclistas. Até mesmo o mais simples comparativo, de motos de mesma categoria torna-se difícil, pois pessoas diferentes buscam qualidades diferentes, e afirmar que produto X é melhor sempre vai ser algo relativo.

Porém algumas coisas podem sim ser consideradas vantagens quando comparamos alguns modelos, e mesmo motos com propostas diferentes possuem características que podem ser comuns a qualquer produto, sendo elas as tecnologias presentes, a qualidade do projeto, os materiais utilizados, a qualidade de construção e o preço alcançado.

Então, não tenho um modelo específico para chamar de melhor moto do mundo, mas a receita para chegar a ela eu tenho. A melhor moto do mundo é a que se encaixa no tipo de uso que você pretende fazer, tendo o máximo de tecnologias para auxilia-la a fazer isso melhor, que tenha o projeto bem estruturado para que não deixe a desejar naquilo que ela se propõe a fazer, que tenha materiais duráveis, leves ou de alto desempenho de acordo com a necessidade, que tenha um bom controle de qualidade para limitar ou não deixar existir falhas na sua construção e o mais importante, que caiba no orçamento de quem se interesse a comprar.

2 comentários: